HOME              O que é o Banco Intelectual?             Conheça o INEPRO         Contato    Busca
Busca por Gêneros




Convênios e Parcerias

INEPRO

JurisWay

Danilo Santana

Consumidor Brasil

JurisAmbiente

Jornal do Direito




Ver trecho da Obra
Senhora
José de Alencar
133 páginas - 1875
Grátis



Sinopse

Senhora, obra prima de José de Alencar, ao lado de IRACEMA, narra, em 3a pessoa a história de Aurélia Camargo, que vive com sua mãe viúva e um irmão no subúrbio do RIO DE JANEIRO.
Aurélia - uma personagem feminina universal que, criada há mais de cem anos, tornou-se real, adquirindo uma existência mais sólida do que se tivesse existido mesmo, em carne e osso. Em carne e sangue. Em carne e charme. Em carne e verdade. Neste romance, José de Alencar parecia antever o debate feminista do fim do século XX, ao criar uma personagem jovem, mas forte, que procura impor sua condição de mulher a um mundo masculino, onde todas as decisões são tomadas pelos homens. E pelo dinheiro. Neste romance, o casamento é mostrado em seu aspecto apenas comercial, como se nele não estivessem envolvidas duas pessoas, dois conjuntos complexos de paixão e sentimentos.
Aurélia apaixona-se por FERNANDO SEIXAS e este por ela, de modo que contratam casamento. Seixas, porém, abandona-a por outra, devido ao dote. Aurélia continua apaixonada por SEIXAS e uma herança inesperada dá à moça oportunidade, tanto de reconquistar SEIXAS quanto de vingar-se dele. Aurélia (que ainda não tem 21 anos), através de seu tio e tutor LEMOS propõe a SEIXAS um casamento com uma moça com grande dote. Quando AURÉLIA se encontra a sós com ele, depois da cerimônia, diz a verdade: "EU SOU UMA MULHER TRAÍDA; O SENHOR, UM HOMEM VENDIDO" e mostrando-lhe o recibo, expulsa-o do quarto.






© Copyright 2006 Banco Intelectual - Todos os direitos reservados - English JurisWay